NUTRIÇÃO

Foto 3 - 1 Nutrição Funcional

 NUTRIÇÃO FUNCIONAL 

Mudanças no cardápio de uma pessoa, a partir do levantamento detalhado de suas características, podem melhorar a sua disposição, tratar problemas como enxaqueca e evitar a ocorrência de doenças crônicas como a obesidade e o diabetes.
Em vez de se limitar à prescrição de dietas de alimentos tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença em outra), a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona a situações de carência ou excesso de determinados nutrientes.

Para que se possa definir a melhor dieta para um paciente é necessário conhecê-lo individualmente, para que possamos observar detalhes como, por exemplo, o aspecto das unhas (que indica deficiências ou excesso de nutrientes) e assim por diante, podendo utilizar outros instrumentos que avaliam centenas de indícios de desequilíbrios nutricionais.

A Nutrição Funcional baseia-se em conceitos como o “equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade dos alimentos”, ou seja, alimentos e nutrientes que precisam de outros para agir no organismo de maneira positiva sendo, ao contrário, anulados quando outros estão presentes.

Trabalhos científicos comprovam que a ocorrência das doenças crônicas da vida moderna está relacionada a uma combinação de dieta inadequada, suscetibilidade genética e exposição a agentes e poluentes ambientais. Da mesma forma, outros problemas “menos graves”, como o cansaço e a sensação de falta de energia, resultam do “estresse oxidativo”, também relacionado ao desequilíbrio nutricional.

Nutricosméticos e fitoterápicos – Prescrição de formulações personalizadas nos tratamentos estéticos.

Acne, Fatores hormonais, alergias alimentares ou disbiose.

Lipodistrofias – Celulite e gordura localizada – Nutrientes para a saúde dos vasos.

Cabelos – Alopécia (queda de cabelo) – dieta e formulações específicas para a saúde dos cabelos.

Unhas – Tratamento nutricional e suplementos para unhas frágeis e com estrias.

Emagrecimento – Avaliação e dieta para redução de peso.

Patologias como: Diabetes mellitus, Hipertensão, Doenças renais, doenças hepáticas, Doenças endócrinas, Cardiopatias, Doenças do sistema digestório, Carências nutricionais.

Orientação nutricional para praticantes de atividade física e atletas. Suplementação individualizada para melhorar o desempenho nos exercícios aeróbicos, endurance e força.

VOLTAR