MANCHAS

Foto 3 - 14 Manchas

O aparecimento das manchas ocorre, geralmente, devido à deposição de pigmento (melanina ou hemossiderina) na pele. Dentre os vários tipos de manchas, os principais são: melasma, hiperpigmentação pós-inflamatória e melanose solar ou mancha senil.

O Melasma caracteriza-se pelo surgimento de manchas acastanhadas, principalmente na região das bochechas, lábios, nariz e testa. Esse tipo de mancha atinge principalmente mulheres em idade fértil e até 80% das mulheres grávidas. Alguns fatores são responsáveis pelo seu aparecimento: predisposição genética, exposição intensa ao sol e à luz em geral, fatores hormonais (período gestacional, anticoncepcionais orais, doenças da tireóide). O tratamento do melasma clareia as lesões, previne novo aparecimento e reduz a área afetada.  Os procedimentos mais indicados são: Peelings, Microdermoabrasão, Luz Pulsada e Laser Fracionado

A Hiperpigmentação pós-inflamatória pode surgir após algum tipo de agressão à pele seguida de inflamação, como picada de mosquito, furúnculo, acne ou escoriações. É mais frequente em peles morenas, nas quais os melanócitos estão mais ativos. Os tratamentos recomendados são: Peelings seriados, Luz Pulsada e Laser Fracionado.

A Melanose Solar manifesta-se através de manchas de coloração castanha, causadas pelo acúmulo de exposição solar ao logo dos anos. As manchas surgem em áreas mais expostas ao sol, como o rosto, dorso das mãos e dos braços, colo e ombros. São mais frequentes em pessoas de pele clara.

Os tratamentos mais recomendados são:

VOLTAR